A publicidade infantil tem cada vez mais abusado da imaturidade das crianças, de forma a exigir delas grande responsabilidade. Eduque seus filhos, caso contrário, eles o farão.
Para desencargo de consciência, deixo alguns dados retirados do documentário "Criança - a alma do negócio":
- As crianças brasileiras formam o público infantil que mais assiste televisão NO MUNDO. Uma média de 4 horas e 30 minutos por dia;
- Bastam 30 segundos para uma marca influenciar uma criança;
- As crianças decidem sobre 80% do consumo doméstico.
Consumindo você será aceito como consumidor. Se for aceito como consumidor, será inscrito entre os consumidores daquele produto. Será afastado dos não consumidores daquele produto. E portanto, terá uma existência social que vai te alegrar. E você que não sabe teorizar sobre isso, mas sente que isso é verdade, embarca tranquilamente. E tudo isso começa no mundo infantil.
Clóvis de Barros Filho - Dr. em Ciências da Comunicação ECA-USP
Encerro apenas elevando a cena final do filme:
Uma psicóloga mostra 2 papéis à 5 crianças, um escrito COMPRAR e o outro BRINCAR, e pede para elas escolherem a preferência. Imediatamente, quatro crianças avançam sobre COMPRAR, deixando a menina que inocentemente pergunta aos amigos: "Ninguém gosta de BRINCAR?"
3 comentários:
é, esse tema sobre publicidade infantil é algo bem complicado mesmo.. mas mesmo eu sendo uma futura publicitária, acredito que o ideal seja realmente a proibição de propagandas direcionadas às crianças.. e que a teoria de dois fluxos seja abolida neste caso, onde tem um destinatario, como as crianças e um lider de opiniao que no caso sao os pais que decidiriam sobre a compra ou nao..
Por mais triste que seja, acredito que as crianças, infelizmente, ja nasceram inseridos nessa sociedade capitalista e que mais cedo ou mais tarde, elas vao acabar elegendo o conceito comprar como primordial.. =\
mas enquanto pudermos adiar isso, será melhor neh?
beijos e ótimo post e colocação!
Apoiadíssimo na sua colocação!
Difícil é desviar dos tantos apelos infantis. Evidente que acabamos tropeçando em "Mc's" ou até caindo nas arapucas das "Happy's". (áliás, adoraria saber quem "Ri" nessa história)
Mas deixo aqui uma super dica para quem se atrever. Em dias de férias sempre surge novas idéias, além do microfone e muita música infantil de ótima qualidade... claro. É o circuito de brincadeiras antigas, que garanto rendem tardes e tardes de muita diversão. BEIJÃO, DECÃO!
Sou obrigado a concordar com os post e com os comentários, mas achava que os 80% incluiam os adolescentes.
Postar um comentário