terça-feira, 11 de agosto de 2009

Banho de Sol

____________________________

Como é aprendido nas disciplinas biológicas, albinismo é um distúrbio genético recessivo que acarreta na ausência de pigmentação do pele, dos cabelos e dos olhos; é comum apresentar grande sensibilidade visual à luz e até mesmo cegueira completa. Por se tratar de um genótipo recessivo, o distúrbio ocorre raramente, independente da etinia. Europa e América do Norte, por exemplo, registram 1 a 20.000 pessoas com algum sintoma de albinismo. Esse número na Tanzânia, porém, é cinco vezes maior, afetando 1 a cada 4.000 pessoas.
A cultura tribal desse país possuí bruxos e feiticeiros que atribuem poderes mágicos à partes dos corpos de albinos, acarretando em um massacre muito pouco noticiado dessa parcela da população tanzaniana. Além disso, o preconceito contra essa parcela é claramente exposto pelas autoridades informando que albinos são filhos de negras com homens brancos, e trata-se de uma doença contagiosa, entre outras injustiças. Na Tanzânia, cidadãos cuja pele não produz melanina são literalmente caçados e trucidados, tendo partes de seus corpos vendidas à preços que nenhum salário tanzaniano ofereceria. No ano passado, registrou-se oficialmente a morte brutal de 43 albinos, contrastando com o levantamento de 60 a 70 corpos encontrados. A fundação Under The Same Sun realiza uma petição ao governo da Tanzânia para adotar medidas mais severas no controle desse genocídio, tão negligenciado pelo mundo e pelo próprio país. A organização comemora a aceitação do primeiro tanzaniano albino a se tornar membro do Parlamento, e reitera a necessidade de medidas severas contra esse tipo de massacre, tão recorrente nessa região.

Não há refúgio para todos os albinos, muito menos escolas e hospitais que os aceitem. São crianças e adultos cuja expectativa de vida não supera os 30 anos! E , assim como eu e você, sentem dor, tristeza, e alegria! Para uma vida mais DIGNA e com o mínimo necessário para se dizer HUMANA, participe dessa petição. Não vai lhe tomar tempo algum, e fará grande diferença, tenha certeza disso. Relembre esses pobres oprimidos que eles não estão sozinhos, e mundo afora há pessoas lutando, com as ferramentas que possuem, pelos direitos humanos bem distribuídos.

Para participar dessa petição basta preencher este formulário, constando dados básicos (Nome, Sobrenome, Cidade/Estado, País, e-mail) que não serão divulgados nem veiculados com a petição. Faça sua parte, e divulgue!

____________________________
12/Ago/09
retomando o tema:


Acabo de receber um comentário de dr. Roberto Ríllo Bíscaro, criador do Blog do Albino Incoerente que trata de notícias e relatos relacionados ao distúrbio, conferindo maior visibilidade aos portadores de tal. Em campanha para divulgar essa iniciativa, foram feitos vídeos que podem ser encontrados no canal do AlbinoIncoerente
no Youtube.
Caso conheça algum portador de albinismo, peço-lhes encarecidamente para divulgar essa iniciativa.


Aproveito também para agradecer o carinho de alguns leitores que me adicionaram no orkut, msn e vieram elogiar o blog. Vale ressaltar que estou aberto não só a elogios, mas agradeceria muito as críticas e dicas! Deixo meu muito obrigado a todos!





4 comentários:

Dr. Albee disse...

Olá,
Meu nome é Roberto Rillo Bíscaro e sou uma pessoa com albinismo. Em fevereiro, lancei o blog do Albino Incoerente, cuja proposta é conferir maior visibilidade às pessoas com albinismo. Além de pretender reunir o máximo de informações a respeito do tema, também estou desenvolvendo uma campanha de incentivo às pessoas com albinismo para que contem suas histórias no blog.

O endereço é
http://albinoincoerente.blogspot.com/

Agora, dei outro passo nessa campanha de popularização do tema; criei o canal do Albino Incoerente no You Tube, onde discuto algumas questões sobre o albinismo. Trata-se de vídeos caseiros, feitos na simplicidade de câmera fot ográfica digital, sem nenhuma edição etc.

Os links para acesso dos videos são:

Albinismo - Definição
http://www.youtube.com/watch?v=rMHXGrY5Wjg

Albinismo - Mitos
http://www.youtube.com/watch?v=7DGiPu-t1ck

Albinismo - Dificuldades e preconceito
http://www.youtube.com/watch?v=79sUFJgJLe0

Albinismo Reivindicações
http://www.youtube.com/watch?v=GmqPHCOmCI0

Caso o material agrade, ficaria imensamente grato se ajudassem a divulga-lo.

Coloco-me à disposição para quaisquer informações e agradeço a atenção
Roberto Rillo Bíscaro

Helena Tarozzo disse...

parei nada, é que não aparece no meu perfil, não sei porque; mas suas atualizações aparecem no meu "painel" =); just don't worry

Anônimo disse...

Nossa André, achei mto triste oq acontece na tanzania...
eu ja sabia que existia preconceito pq li numa revista d sao paulo, o depoimento de pessoas com albinismo q criticavam aquele filme o codigo da vinci, nao sei se vc assistiu... o vilao era albino...

q bom que seu Blog ta fazendo sucesso, vejo q é mto importante pra vc!
parabens continue assim!
beijos

Comentador Fiel disse...

Já conhecia a história, mas não a petição.