domingo, 17 de janeiro de 2010

Teoria do riso


___________________


Não tem experiência mais inglória do que explicar piada. Nada tão incômodo que aquela sensação de piada frustrada em mesa de bar. O ouvinte fica com cara de tacho, e o humorista tenta explicar a comicidade do negócio. No universo da piada, não adianta entrar pra fazer cócegas no oponente: tem que ser um golpe certeiro, sem espaço pra esquiva, que deixe o abdome dolorido de tanto rir. O espectador protege a guarda, recluso, de cara fechada, procurando evitar os clichês tão comuns, mas é incoerente quando vem um golpe baixo, e a risada, há muito contida, explode no ar com a imprecisão necessária, e contagia a multidão. É às vezes até incômodo.Mais incômodo do que isso, é estar na mesma mesa, não achando graça alguma, e tendo que partir pr'aquela risadinha de canto de boca, bem mal esboçada, emborcando o copo de cerveja, esvaziado em um sorvo só.
Muitos dizem que humor é uma habilidade inata, abrindo alas para um universo científico, e permitindo assim, o aprendizado da comicidade. Aprender a fazer os outros rirem torna-se um exercício, que se praticado diariamente, como os socos deferidos por Rocky Balboa em sacos de areia, pode, sim, tornar-nos mais engraçados! É uma prática de auto conhecimento, e um descanço para as emoções, convertidas em um só momento em sintonia com um só sentimento, expressos em um sorriso.
Muitos dizem, que o riso, é um santo remédio. Pois os médicos por aí que prescrevem tal medicamento, não imaginam o quanto estão corretos: quando você se deixa levar por um gracejo ou uma piada, a hipófise estimula a produção de endorfina, hormônio que relaxa a musculatura. Torna-se, dessa forma, um processo que se retroalimenta, já que o ambiente acaba tornando-se muito mais descontraído, propício para novas risadas.

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal esse tema...
eu admiro quem sabe contar piada bem, é uma arte! acho até homens naturalmente engraçados e comediantes fazem mais sucesso que os bonitoes. Nao to falando daquele cara mala que dá uma de palhaço e que fica contando piadinhas sem graça e se acha o maximo.
Ja frequentei alguns show de comédia estand-up, é muito legal, você sai do show com dor de tanto rir mas se sentindo muito bem.
Alguns amigos dizem que eu sou engraçada, mas nao me arristo em contar piadas, na maioria das vezes eu começo a rir sozinha no meio da piada e nao consigo contar.. é bem chato tbm.
ah e qdo tem aquele(a)amigo(a) lerdo(a) que demooora pra sacar a piada e ri 5 minutos depois...
e qdo a piada nem é tao engraçada mas tem alguem que dá uma risada muito estranha e vc acaba rindo da risada...
ooops acho que me empolguei um pouco nesse comentario...
André to adorando seus post! continue assim!
beijos

André R. disse...

Hahaha eita Titi, que bom! Agradeço muito pelos comentários! Continue assim! =D hahaha

Helena Tarozzo disse...

ia te oferecer uma neosaldina ... o mas o "riso é o mais santo remédio". =)

Anônimo disse...

De nada André, continue postando que eu continuarei comentando!

olha só dediquei um post pra vc no meu blog: http://thesecretcrush2.blogspot.com/

beijos

Helena Tarozzo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

obrigada pela visita, vim retribuir...
mas o que? nao tem nenhum postisinho novo? =(
nao vai contar como foi no oasis??

Comentador Fiel disse...

Ae ae, fiz uma maratona e conseguir ler e comentar todo o blog. ufa.

O pessoal diz que eu sou engraçado, o que é uma surpresa visto que eu não faço muitas piadas para evitar ofender os outros e meu humor é basicamente de situação.

Dá uma tese isso daí.

Comentador Fiel disse...

bem, eu sou o cara do blog que você achou pelo next blog e que fazia aniversário no mesmo dia que você.^^

Helena Tarozzo disse...

ei, abandonou mesmo ... pq vc não faz um blog sobre arquitetura?
beijo!

MARCOS DHOTTA disse...

Caríssimo, eu também adoro o riso que vem direto do gargalo da garganta. Da pra sentir na boca do estomago... E se as piadas forem insanas, nossa! Melhor ainda... Uma LOUCURA! Abraços


Valeu pela visita no catrevagens...

Anônimo disse...

Ei André, abandonou o blog de vez?
poxa =(
Bom, continuarei te seguindo e aguardando ansiosamente por novidades no blog!
Beijos Ana

PS: lembrei de ti qdo li este post dá uma olhada...

http://junkyword.blogspot.com/2008/10/francisco-separovic-show.html